ATIVIDADES DO GESTAR TP3


ESCOLA INÁCIO SOUZA MOITA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: RAIKA BARRETO
ALUNO:_______________________________________________________
AULA 1
Apresentação do conteúdo, programático, objetivos, metodologia e formas de avaliação.
AULA 2
CARTA PESSOAL
Esse texto escrito por Júlia é uma carta pessoal. Esse tipo de carta é um gênero textual que utilizamos quando queremos comunicar a amigos ou familiares um determinado assunto mais longo, mais detalhado. Assim como o cartão-postal e o cartão a carta pessoal trata de assuntos particulares, numa linguagem informal.
            Aquele que envia a carta é chamado de remetente; aquele a quem a carta se destina é chamado de destinatário.
            Esse tipo de correspondência apresenta uma estrutura que se compõe de elementos como local e data, vocativo, texto e assinatura.
            O vocativo contém o nome do destinatário, acompanhado, normalmente de alguma palavra cortês, como querido, caro, por exemplo, que varia de acordo com o grau de intimidade que temos com a pessoa a quem escrevemos.
            Texto é o assunto da carta. E o final varia bastante. “ Abraços”, Beijos, mil beijos, etc.
            A assinatura é normalmente apenas o nome manuscrito (sem o sobrenome) do remetente.
            Se pronta a carta, tivermos esquecido algo importante, podemos incluir, depois de feitas as despedidas, um PS – (post scriptum) expressão latina que significa “depois do escrito” e colocar as anotações extras.
Paraná, 2 de Janeiro de 2007

         Querido amigo Zenon,
        Acabei de chegar, mas já estou com saudades de você e de todos os amigos da escola.Vou passar o mês de janeiro aqui na casa da vovó Elisa, na fazenda Santo Antônio.
        No final do mês é o aniversário da minha prima Alexandra e como ela gosta muito de adivinhas eu gostaria de inventar uma com a palavra AMOR para colocar no cartão do presente dela.
        Será que o seu tio que escreve letras de músicas não me ajudaria a fazer esse adivinha?
        Um grande abraço da sua amiga
                                                                                               Júlia.

ATIVIDADE:
1-     Quem é o remetente da carta, ou seja, quem escreveu a carta?
2-     Que é o destinatário dessa carta, ou seja, para quem ela foi escrita?
3-     Onde e quando a carta foi escrita?
4-     Qual a saudação que Júlia usou para Zenon?
5-     Você acha que se o remetente não conhece bem o destinatário esse tipo de saudação é adequada? Qual seria outro modo de cumprimentar alguém com quem não se tem intimidade?
6-     De que outra maneira podemos nos despedir nas cartas?
GRAMÁTICA NO TEXTO:
7-     Copie todas as palavras do texto escritas com letras maiúsculas. Diga a que classe de palavras elas pertencem.
PRODUÇÃO TEXTUAL:

A Doença do Planeta azul
(Roseana Murray)
Menino que mora num planeta
azul feito a cauda de um cometa
quer se corresponder com alguém
de outra galáxia.
Neste planeta onde o menino mora
as coisas não vão tão bem assim:
o azul está ficando desbotado
e os homens brincam de guerra.
É só apertar um botão
que o planeta Terra vai pelos ares...
Então o menino procura com urgência
alguém de outra galáxia
para trocarem selos, figurinhas
e esperanças.

Habitante de outra galáxia
Aceita-se corresponder-se  com o menino
do planeta azul.
O mundo deste habitante é todo
feito de vento e cheira a jasmim.
Não há fome nem há guerra
E, nas tardes perfumadas .
As pessoas passeiam de mãos dadas
e costumam rir à toa.
Nesta galáxia ninguém faz a morte,
ela acontece naturalmente,
como o sono depois da festa.
Os habitantes não mentem
e por isso seus olhos
brilham como riachos.
O habitante da outra galáxia
aceita trocar selos e figurinhas
e pede ao menino
que encha os bolsos de esperanças,
que não só os bolsos, mas as mãos
e os cabelos, a voz, o coração,
que a doença do planeta azul
ainda tem solução.
                  Classificados poéticos.Belo Horizonte: Miguilim.1984.pg 41.
ATIVIDADE

       1-   Suponha que você habite em outro planeta, outra galáxia e queira se corresponder com o menino do planeta azul. Imagine como são os seus habitantes, o seu planeta, como se relacionam e se divertem, etc. e escreva a carta.
         Utilizando uma folha de papel sulfite colorida faça um envelope e preeencha-o com remetente, endereço, cep e entregue para um colega seu.
         Não esqueça de avaliar sua produção de texto.
2- Ilustre este texto

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Gestar II e suas Linguagens (Marabá/Pará) disse...

Cara Raika,

Sinto muito dizer, mas nenhuma das suas postagens corresponde ao solicitado pelo GESTAR II.

Peço, por gentileza, que você aplique nas suas turmas dois "Avançando na Prática", um que corresponda as Unid 9 e 10 e outro que corresponda as Unid 11 e 12 do TP3.

Após aplicar esses avançando você deverá fazer um relatório de cada avançando e escolher 4 textos dos seus alunos que sejam representativos das atividades desenvolvidas no Avançando na Prática.

Para elaborar o relatório você siga, por exemplo, as questões que levantei lá na postagem sobre as Fábulas.

Vou aguardar.

Um abração!