PLANO DE AULA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO- AULA 1 -LÍNGUA , LINGUAGEM E FALA

 

PLANEJAMENTO DE AULA

PROFESSOR (a): RAIKA BARRETO                                                                                  ANO/SÉRIE: 1º ANO 

DATA:                                                                                                                                CARGA HORÁRIA: 01 AULA

AULA 01

 

TEMA DA AULA: Linguagem,  Língua e fala

 

 

OBJETIVO: Diferenciar língua e fala, observando suas principais características num contexto determinado.

 

 

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS: Reconhecer semelhanças e diferenças entrea fala e a escrita;

 

EIXO: Língua e fala

 

OBJETO(s) DE CONHECIMENTO: Comunicação: Língua, Linguagem e fala

 

MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS: Quadro branco, xerox das atividades.

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Aulas expositivo-dialogada com apoio de diferentes tecnologias educacionais; atividades envolvendo, apresentação de slides, dinâmicas, discussão em grupo e exercícios de fixação, desenvolvimento e supervisão de atividades no ambiente escolar e em espaços não formais de ensino. Com o objetivo de auxiliar todos os educandos a alcançarem o a compreensão dos conteúdos propostos.

AVALIAÇÃO:  Tarefa de Casa: Realização de exercícios da xerox com o auxílio prévio em sala, pesquisas para auxiliar durante a tarefa, preparação de resumos com objetivo de preparação para atividades avaliativas.

Obs.: A avaliação está intimamente relacionada aos objetivos específicos de cada atividade desenvolvida pelo trabalho de sala de aula e pelo trabalho que o aluno faz em casa. Será, portanto, um instrumento de interação entre a professora e o aluno no processo de ensino-aprendizagem. Através de constante observação a professora poderá direcionar estratégias de ensino, buscando a efetiva aprendizagem do aluno. A diversidade de atividades propostas pelo professor facilitará a verificação efetiva do processo ensinar-aprender.

 

 FONTE:https://www.infoescola.com/comunicacao/triade-da-comunicacao-linguagem-lingua-e-fala/#:~:text=L%C3%ADngua%3A%20%C3%A9%20uma%20forma%20de,indiv%C3%ADduo%20%C3%A9%20a%20linguagem%20oral.

http://solinguagem.blogspot.com/2016/02/linguagem-lingua-e-fala.html

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade de Português 1 ANO 

Tríade da Comunicação: Linguagem, Língua e Fala

Por Arlene Costa

Linguagem: a linguagem é todo sistema verbal e não verbal pré-estabelecido que nos permite a realização da comunicação. Características do sistema verbal e não-verbal:

a) Verbal: o destaque na comunicação são as palavras.

b) Não-verbal: não considera as palavras, mas outros sinais. Como exemplo de linguagem não-verbal são os sinais de trânsito, gestos faciais, gestos corporais, etc.

Língua: é uma forma de linguagem. A língua é baseada em palavras, ou seja, em uma comunidade, um determinado grupo de indivíduos usa a linguagem verbal. Como exemplo, duas falas estrangeiras são línguas diferentes.

Fala: os sinais utilizados pelo indivíduo é a linguagem oral. É um ato singular, pois cada indivíduo pode optar pelas variedades da língua que desejar para exposição da fala. Conforme o momento, o contexto, sua personalidade, o ambiente sociocultural que está inserido, etc.

            Na unidade da língua existe uma enorme variação nos diversos níveis da fala. Além da sua própria fala é importante conhecer a fala dos outros para sermos capazes de efetuar um diálogo eficaz. Mesmo que a comunicação seja com diversas pessoas de variadas culturas e que haja algumas alterações na linguagem delas.

Níveis da fala

            Há uma característica individual da fala, por isso observamos variados níveis:

Nível coloquial-popular: é uma fala mais utilizada na rotina das pessoas, constantes nas situações informais. É mais usada na fala espontânea, a maioria dos indivíduos não se preocupam com a forma culta da língua ao falar em um ambiente não-formal.

Exemplo: “Xaxado, já imaginô se nois dois fosse astrornata?”.

Chico Bento e a Turma do Xaxado.

Nível formal-culto: existe nesse nível preocupação com a forma correta das regras gramaticais da nossa língua. Geralmente utilizada em situações formais. Há cautela com o vocabulário e obediência com a norma culta da língua.

Exemplo: “A busca para compreender o cérebro humano acaba de dar um passo importante. Um estudo publicado na revista americana "Science" apresentou o primeiro modelo computacional do cérebro capaz de simular comportamentos humanos complexos, como realizar somas e completar séries de números”.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQZoo1NUKIGT5cQhmpzF6lzvx4tavopxsP1oz0Hm2JeHCaVGCPZf6EAZ9mgs-uNcbl-9VIVWqNyELFma1wST-DtdZQHHmi5kob3W0yFavtaiUuC80N3TfTXZaL1X8DFMpa4GNP2B6ibEA/s640/Slide8.PNGFolha de São Paulo, 16 de dezembro de 2012, Ciência.

            signo linguístico é um elemento representativo na tríade da comunicação. Existem dois aspectos: o significado e o significante. A nossa memória é um fator fundamental nesse processo. Escutamos uma palavra e logo após a reconhecemos devido a nossa lembrança. Essa lembrança ocorre porque o nosso cérebro armazenou uma real imagem sonora dessa palavra, isso acontece devido o elemento significante. Ao realizar o conceito da palavra escutada denominamos de significado que também se encontra armazenado na nossa memória. Deve-se obedecer aos padrões determinados de organização. É essencial em uma língua tanto o reconhecimento de seus signos, como o uso correto de suas regras gramaticais convencionais.

Referências Bibliográficas:
Azevedo, Benedita. Site: www.recantodasletras.com.br
Chico Bento e a Turma do Xaxado. Site: www.historiaequadrinhos.com.br.

 Site: http://www.soportugues.com.br
Jornal Folha de São Paulo. Ciência. 16/12/12.Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/comunicacao/triade-da-comunicacao-linguagem-lingua-e-fala/

QUESTÃO 1

Defina as características que se restringem a essa tríade: linguagem, língua e fala.

QUESTÃO 2

Levando-se em consideração todo o seu conhecimento inerente ao processo comunicativo, retrate as diferenças que demarcam linguagem verbal e não verbal e, se possível, dê exemplos.

 

https://exerciciosweb.com.br/wp-content/uploads/2018/02/lingua-e-linguagem-portugues-ExerciciosWeb02-183x300.jpgQUESTÃO 3- Língua e Linguagem: (ENEM – 2010)


As diferentes esferas sociais de uso da língua obrigam o falante a adaptá-la às variadas situações de comunicação. Uma das marcas linguísticas que configuram a linguagem oral entre avô e neto neste texto é:
a) opção pelo emprego da forma verbal “era” em lugar de “foi”.
b) a ausência de artigo antes da palavra “árvore”.
c) o emprego da redução “tá” em lugar da forma verbal “está”.
d) o uso da contração “desse” em lugar da expressão “de esse”.
e) a utilização do pronome “que” em início de frase exclamativa.

 

 

 

QUESTÃO 4- Língua e Linguagem: (ENEM – 2009)

Lista de exercícios de português sobre Língua e Linguagem para professores, estudantes e concurseiros.BROWNE, C. Hagar, o horrível. Jornal O GLOBO, Segundo Caderno. 20 fev. 2009.

 

A linguagem da tirinha revela:
a) o uso de expressões linguísticas e vocabulário próprios de épocas antigas.
b) o uso de expressões linguísticas inseridas no registro mais formal da língua.

c) o caráter coloquial expresso pelo uso do tempo verbal no segundo quadrinho.
d) o uso de um vocabulário específico para situações comunicativas de emergência.
e) a intenção comunicativa dos personagens: a   de estabelecer a hierarquia entre eles.

 

 

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