PLANO DE AULA LITERATURA AULA 01

 

PLANEJAMENTO DE AULA

 

PROFESSOR (a): RAIKA BARRETO                                                                                                ANO/SÉRIE: 1º ANO 

                                                                                    

DATA:                                                                         TEMPO DE DURAÇÃO:3 AULAS

 

AULA 1

 

TEMA DA AULA:  A arte literária

 

OBJETIVO: estabelecer relações entre a história da literatura e a cultura de que fazemos parte, nos campos artísticos, culturais e sociais.

 

COMPONENTE CURRICULAR: LITERATURA

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:

Competência de área 7 – C7- Identificar manifestações culturais no eixo temporal, reconhecendo os momentos de tradição e de ruptura.

HLP13 – recuperar, pelo estudo do texto literário, as formas instituídas de construção do imaginário coletivo, o patrimônio representativo da cultura e as classificações preservadas e divulgadas, no eixo temporal e espacial.

 

EIXO:  Literatura

 

OBJETO(s) DE CONHECIMENTO:

 

MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS: Quadro branco, xerox das atividades.

 

MATERIAIS COMPLEMENTARES:

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Aulas expositivo-dialogada com apoio de diferentes tecnologias educacionais; atividades envolvendo, apresentação de slides, dinâmicas, discussão em grupo e exercícios de fixação, desenvolvimento e supervisão de atividades no ambiente escolar e em espaços não formais de ensino. Com o objetivo de auxiliar todos os educandos a alcançarem o a compreensão dos conteúdos propostos.

 

AVALIAÇÃO:  Tarefa de Casa: Realização de exercícios da xerox com o auxílio prévio em sala, pesquisas para auxiliar durante a tarefa, preparação de resumos com objetivo de preparação para atividades avaliativas.

Obs.: A avaliação está intimamente relacionada aos objetivos específicos de cada atividade desenvolvida pelo trabalho de sala de aula e pelo trabalho que o aluno faz em casa. Será, portanto, um instrumento de interação entre a professora e o aluno no processo de ensino-aprendizagem. Através de constante observação a professora poderá direcionar estratégias de ensino, buscando a efetiva aprendizagem do aluno. A diversidade de atividades propostas pelo professor facilitará a verificação efetiva do processo ensinar-aprender.

FONTE: https://www.portugues.com.br/literatura/arte-literaria.html#:~:text=A%20arte%20liter%C3%A1ria%20est%C3%A1%20relacionada,das%20formas%20de%20express%C3%A3o%20art%C3%ADstica.

https://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-literatura/exercicios-sobre-conceito-literatura.htm#resposta-4288

 

GABARITO: 1-E/2-E/3-B/4-B

ATIVIDADE

A arte literária está relacionada com a leitura de textos verbais. Por isso, ela é considerada como sendo a arte construída pelas palavras.

Literatura é uma das formas de expressão artística. Ao longo dos tempos, os seres humanos foram desenvolvendo diversas modalidades de manifestação artística com o objetivo de (re)construir os mundos realimagináriopsicológico e ficcional, resguardar nossa memória registrar e representar nossa cultura e nossa história.

Algumas modalidades de manifestação artística:

As formas de representação artística são assim enumeradas:


1ª - Música (som);

2ª - Artes cênicas (Teatro/Dança/Coreografia) (movimento);

3ª - Pintura (cores);

4ª - Escultura (objetos e texturas);

5ª - Arquitetura (espaços);

6ª - Literatura (palavras);

7ª - Cinema (integra elementos de diversas artes);

8ª - Fotografia (imagens);

9ª - História em quadrinhos (cores, palavras, imagens);

10ª - Jogos de Vídeo (integra a maioria dos elementos de artes);

11ª - Arte digital (integra artes gráficas computadorizadas 2D, 3D e programação).


Toda obra artística pode ser considerada como exemplar da expressão de sua época, de sua cultura. Isso porque a produção artística está localizada em um tempoculturahistórias e tradições.

LITERATURA: A ARTE DAS PALAVRAS

arte literária está relacionada com a leitura e análise de textos verbais e, por isso, é considerada como sendo a arte construída pelas palavras. A leitura de textos, ficcionais ou não, provoca diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes e permite sair do mundo real e alcançar o mundo da fantasia.

Assim como outras artes, a Literatura não tem o poder de modificar a realidade imediata dos leitores, mas é capaz de fazê-los (re)avaliar a própria vida e seus comportamentos. Isso porque a arte literária, ao mesmo tempo que provoca a reflexão, responde a algumas de nossas inquietações por meio de construções simbólicas.

essência da arte literária está nas palavras, em seus potenciais sonoros, sintáticos e semânticos, estabelecendo interlocução entre autores leitores/ouvintes. O trabalho com as palavras pode ser realizado no sentido denotativo ou conotativo, sendo essa a característica essencial da linguagem literária.

LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS

A leitura de textos literários permite-nos entrar em contato com histórias de outras pessoas e/ou criadas por outras pessoas, o que nos dá uma visão ampliada e simbólica da nossa própria história e, assim, podemos compreender melhor o passado, o presente e o futuro.

Como leitores, estamos interagindo com os outros, sejam eles personagensnarradoresautores, seja com a nossa própria consciência (tomando notas, refletindo, criticando, emocionando-se etc.). Essas diferentes experiências de leitura contribuem para que possamos refletir sobre nossas identidades, (re)construindo-as.

                                                                                                                                                                                                     Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo

Questão 1- É possível afirmar que a essência da arte literária encontra-se nas:

a) letras

b) rimas

c) livros

d) histórias

e) palavras

Questão 2- Com relação às representação artísticas, como a literatura, a pintura e o cinema, é incorreto afirmar que:

a) Muitas formas de arte são criadas e desenvolvidas a fim de promover uma (re)construção/criação dos mundos real e ficcional, bem como para registrar e representar nossa cultura e nossa história.

b) Os primeiros registros artísticos dos seres humanos são desenhos e escritas rupestres nas paredes das cavernas, por meio dos quais é possível compreender como era o mundo e as formas de organização social.

c) Toda produção artística está integrada em um tempo, cultura, história e tradições. O trabalho com as palavras representa nossa história a partir de construções simbólicas.

d) A obra artística pode ser considerada como sendo um exemplar da expressão de sua época, de sua cultura.

e) A música é reconhecida como sendo a principal representação artística, pois relaciona a Literatura à instrumentalidade.

Questão 3- A literatura e o cinema são considerados, respectivamente:

a) a primeira e a sétima artes

b) a sexta e a sétima artes

c) a terceira e a sexta artes

d) a quarta e a sétima artes

e) a quinta e a sexta artes

Questão 4- Marque a alternativa que apresenta um equívoco com relação à arte literária:

a) A Literatura permite-nos entrar em contato com nossa história para compreendermos melhor o presente, o passado e o futuro.

b) A arte literária está relacionada à produção e à leitura de textos verbais escritos.

c) Os textos ficcionais têm o poder de provocar diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes: alegria, tristeza, diversão, emoção etc. Isso acontece porque a Literatura nos permite sair do mundo real e chegar ao mundo da fantasia.

d) Enquanto arte, a Literatura é capaz de registrar a realidade e fazer com que os leitores/ouvintes reavaliem a própria vida e seus comportamentos.

e) A literatura é uma forma de arte que provoca a reflexão por meio de construções simbólicas. O trabalho com as palavras pode ser realizado com sentido denotativo ou conotativo/figurado.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: